Este livro já fez história no mundo e agora vai fazer o mesmo no Brasil. Trata-se de raro registro de um movimento muito recente na história da educação, espalhado por todos os continentes, que se inicia na última década do século XX e atravessa o milênio envolvendo, a cada ano, novos atores em torno da causa da educação emancipadora. Se a causa não é nova, as estratégias certamente o são.Yaacov Hecht é protagonista deste processo. Estando em um país periférico, Israel, lutou para dominar a língua inglesa, mas teve o privilégio de conhecer de perto as mais diversas realidades, com um olhar que supera o eurocentrismo, tão comum no campo da educação.Partindo de suas próprias dificuldades com o sistema escolar regular, Yaacov iniciou sua jornada liderando um grupo de educadores na criação da primeira escola pública israelense gerida por educadores e estudantes, que deu total liberdade para os estudantes para a escolha de seu percurso de aprendizagem. Denominou esta proposta de escola democrática. O sucesso dessa iniciativa o levou a constituir um instituto para orientar pesquisas, formar educadores, apoiar a criação de escolas de mesmo perfil e apoiar governos no desenvolvimento de políticas públicas. A curiosidade o levou a con